Mini-Glossário do telejornalismo

Alguns destes termos são incomuns aos leigos, mas bastante usados no dia-a-dia dos profissionais de TV:

Imagem: Pixabay
Abertura da matéria: off de início de uma reportagem.
Âncora: apresentador de telejornal que emite suas opiniões. Exemplo: Boris Casoy, Salete Lemos, Heródoto Barbeiro entre outros.
Ao vivo: transmissão de uma notícia em tempo real em estúdio ou no local do fato.
Apuração: seção que checa as informações de uma notícia.
Arquivo de imagens: seção arquiva imagens, reportagem, telejornais e programas inteiros. O material arquivado pode ser reutilizado em reportagens para relembrar um fato, perfil de alguém ou em retrospectivas.
Arte: ilustração feita em computador que ajuda na explicação da notícia como gráficos, tabelas e animações.
Áudio ambiente ou som ambiente: som do ambiente gravado no momento da reportagem como ruídos de trânsito, natureza, vozes em uma passeata ou discurso de alguém.
Audiotape: gravação do áudio, como um texto narrado pelo repórter ou uma entrevista por telefone.
Background ou BG: som de fundo em um off, como som ambiente ou uma música.
Barriga ou barrigada: notícia falsa que vai ao ar, geralmente mal apurada.
Bloco: divisão de um telejornal. Entre um bloco e outro existe um break (intervalo comercial). 
Break: intervalo comercial entre blocos de telejornal ou programa de TV.
Briefing: resumo da informação - o mais importante da notícia.
Chefe de reportagem:
 coordenador do trabalho dos repórteres.
Cabeça da matéria ou cabeça do vt: texto lido pelo apresentador para "chamar" a reportagem. É a introdução do assunto antes da entrada do VT.
Caco: palavra ou frase introduzida (de improviso) pelo apresentador, sem que estejam no texto original.
Chamada: quando o apresentador entra no ar informando as principais notícias da próxima edição do telejornal. Essas entradas podem ser durante o break ou dentro de algum programa ao vivo.
Chromakey: sistema que substitui digitalmente um fundo (cenário) de cor uniforme (azul ou verde) por outra imagem. Pode ser feito no switcher ou na ilha de edição de vídeo.
Contraplano: ângulo contrário, invertido, geralmente usado nas entrevistas. É quando o repórter fica de frente para a câmera e o entrevistado fica de costas.
Crédito: identificação por escrito do nome dos repórteres, equipe técnica (também no final do telejornal), entrevistados, cidades, estados ou país.
Dead-line: tempo limite para a finalização de uma reportagem.
Decupagem ou decupar: assistir ao material gravado e anotar o tempo em que estão os trechos mais interessantes para serem usados na edição.
Deixa: palavras finais de uma reportagem ou texto do apresentador. Indica quando a reportagem termina, quando o apresentador dele trocar de câmera ou iniciar o VT.
Edição: ato de selecionar trechos de áudio e vídeo e juntá-los. É a hora da "montagem" de uma reportagem ou programa gravados na forma bruta anteriormente.
Editor de imagens: profissional técnico responsável por selecionar as imagens de um VT. O termo correto para aqueles que operam o equipamento de edição é operador de VT. Este profissional deve saber editar em softwares próprios como Adobe Premier.
Editor de texto: jornalista responsável pela correção e finalização de um texto de reportagem ou programa.
Editor-chefe: jornalista responsável pelo telejornal.
ENG (Electronic News-Gathering): significa uma equipe de gravação externa. Uma equipe de jornalismo de TV.
Escalada: manchetes do telejornal narrada pelos apresentadores no início do programa.
Espelho: script, cronograma, relação da sequência dos VT's que entrarão em um telejornal.
Fade: finalização (fade out) ou inicialização (fade in) de forma gradual do áudio ou vídeo.
Fechamento: finalização do scrit (espelho) do telejornal.
GC: São os créditos que aparecem na tela, como nome dos entrevistados, do repórter, títulos, legendas etc.
Gerador de caracteres: aparelho ou software que produz os GC´s.
Insert: inserção de vídeo ou áudio durante a edição de um VT.
Lauda: é como os jornalistas (repórteres, apresentadores, redatores) chamam uma página. É o espaço usado por eles para escrever e fazer marcações técnicas de uma notícia.
Lead: são as repostas das principais perguntas do jornalismo: O que? Onde? Como? Quando? Quem? e Por quê?
Link
: entrada ao vivo de um repórter direto do local da notícia.
Matéria bruta: todo o material gravado ainda sem edição.
Mesa de corte ou de controle (Switcher): bancada eletrônica controlada pelo diretor de TV que coordena o programa, indicando o corte das câmeras, entrada de VT´s etc.
Mochilink: é como ficou conhecido o equipamento compacto e portátil de transmissão audiovisual por internet. É usado pelas equipes de reportagens para fazer transmissões ao vivo (link) ou transmitir o material bruto já gravado. Para uma melhor conexão, estes equipamentos usam 5 chips de telefonia móvel (4G) simultaneamente. É um equipamento do tamanho e peso parecidos com os de um tijolo comum e que cabe dentro de uma mochila, por isso recebeu o nome “mochilink”.
Monitor de áudio: auto-falantes/caixas de som usados para checar áudio.
Nota pelada: notícia lida pelo apresentador sem qualquer imagem de ilustração.
Monitor de vídeo: aparelho televisor usado para checar imagens.
Nota coberta: notícia lida pelo apresentador com imagens de ilustração.
Nota pé ou Nota Retorno: informações complementares lidas pelo apresentador depois de um VT.
Off: texto escrito e/ou gravado pelo repórter. Pode também significar "informação confidencial" quando se diz "em off". (Off the records).
Passagem: é quando o repórter aparece na reportagem de TV. A gravação geralmente é feita no local da notícia e traz informações adicionais. 
Passagem de bloco: texto narrado pelo apresentador que anuncia os principais assuntos do próximo bloco do telejornal, depois dos comerciais (break).
Pauta: laudas que reúnem informações para que o repórter faça a reportagem na rua (roteiro). Previsão dos assuntos de interesse jornalístico.
Pauteiro: jornalista que produz pautas, reunindo informações sobre o assunto.
Plantão: esquema de trabalho onde alguns jornalistas trabalham e outros folgam, geralmente em feriados prolongados. Abertura de espaço na programação para notícias extraordinárias.
Povo fala, Fala-Povo ou enquete: gravação de depoimentos aleatórios sobre o tema da pauta.
Preview: monitor de vídeo que mostra como a edição será exibida antes de ir ao ar.
Relatório de reportagem: texto da reportagem feito e/ou narrado pelo repórter. Também conhecido apenas como "off". Serve também como roteiro para a edição, já que contém outras informações, como o nome dos entrevistados.
Repórter cinematográfico: é o cinegrafista (câmera man) formado em jornalismo ou que possui Mtb (registro profissional de jornalista). Os não-formados ou sem Mtb são operadores de câmera ou cinegrafistas.
Retranca: nome técnico que identifica a reportagem. Geralmente são apenas duas palavras. Exemplo: PRISÃO/TRAFICANTE.
Reunião de pauta: reunião entre pauteiros e editores que define os temas que serão abordados na próxima edição do telejornal.
Script: laudas de cronograma de um telejornal. Também conhecido como Espelho.
Selo: ilustração que se usa para identificar um assunto ou uma notícia, geralmente colocada atrás dos apresentadores, em chromakey.
Sobe som do VT: termo técnico no script/espelho que indica o momento de se colocar algum som gravado na reportagem.
Sonora: termo técnico que significa entrevista. Normalmente, nas reportagens em telejornais, é usado cerca de 15 segundos da sonora de alguém, mas esse tempo pode variar dependendo da necessidade.
Stand by ou gaveta: reportagem que fica de reserva. Normalmente são reportagens que "caem" do espelho para dar lugar a reportagens mais quentes e importantes. As reportagens também podem ser usadas para preencher lacunas quando faltam reportagens para preencher o tempo correto do telejornal.
Stand up (ou Boletim – B.O.): é quando o repórter aparece na tela dando as principais informações da notícia em poucos segundos ou minutos (pode variar entre 30 segundos a 3 minutos em média). O stand up pode ao vivo ou gravado (Boletim) e pode ser coberto por imagens sobre o assunto dito pelo repórter ou ser acompanhado por uma sonora gravada ou mesmo “ao vivo”, ou seja, logo depois das informações o repórter já entrevista alguém.
Suíte: reportagem extra de um assunto. Atualização de um fato no dia seguinte, como o enterro das vítimas de um grave acidente noticiado no dia anterior.
Switcher: sala de controle onde trabalham o Diretor de TV, sonoplastas, operadores de VT, GC e o editor-chefe do telejornal no momento em que o programa está no ar.
Take ou tomada: cena feita pelo cinegrafista.
Teaser: frase gravada em forma de stand-up pelo repórter para entrar como manchete na escalada do telejornal.
Teleprompter ou TP: aparelho que reproduz o texto do telejornal que será lido pelo apresentador.
Time code: Relógio digital que conta o tempo da gravação. É bastante útil nas decupagem e edição.
Travelling: movimento de câmera feito sobre trilhos ou não.
UMJ - Unidade Móvel de Jornalismo: é o termo usado para identificar a equipe de reportagem externa, geralmente composta pelo cinegrafista, repórter, motorista, auxiliares e produtores. Pode significar também o carro dessa equipe.
UPJ - Unidade Portátil de Jornalismo: conjunto de equipamentos necessários para gravações externas - câmera, equipamentos de iluminação, tripé, microfone etc.
VT ou Videotape: equipamento eletrônico que grava o sinal de áudio e vídeo gerado por uma câmera. A reportagem editada também é identificada como VT.
Vinheta: vídeo-arte acompanhados por uma trilha sonora com curta duração de tempo (segundos). Exemplo: abertura do telejornal, abertura de quadros dentro do telejornal etc.

T.M.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As 'letrinhas' que os apresentadores leem

Qual microfone usar?

Passagem: quando um repórter aparece